Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 3.1/5 (57 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Gospel+

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias



Total de visitas: 3097
Homens
Homens

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO COM HOMENS

Randy Phillips (1996, p.9) sugere que imaginemos o que aconteceria se centenas de milhares de homens começassem a agarrar todas as oportunidades – diante de Deus, de sua família, de sua igreja e comunidade? O que poderia suceder se os homens se submetessem a Deus e fizessem a vontade Dele em todos os aspetos de sua vida?  Se todos nos uníssemos tendo por base aquilo que possuímos em comum – nosso amor a Jesus?

Certamente o ganho seria muito enorme. O trabalho bem estruturado com homens proporcionará um fortalecimento da igreja e crescimento do reino de Deus, pois ajudará a suprir a enorme carência de líderes nos lares, nas igrejas e na sociedade. Falta liderança no lar, as famílias estão se desintegrando. Estudos revelam que o marido, que no trabalho é muito eficiente, atuante, forte e, em geral, bem-sucedido, em casa é fraco, letárgico, inativo e ineficiente. No relacionamento com a esposa, ele é passivo. Essa passividade deixa a mulher desarvorada. Diante da omissão do marido, ela se vê desnorteada. Há falta de líderes também na sociedade, na polícia, nos negócios, nas indústrias, na educação, na agricultura, nas profissões liberais, nas corporações militares.

Vivemos a crise dos pais ausentes, não só fisicamente, mas também emocional e espiritualmente. A conseqüência disto são filhos crescendo sem referências masculinas, os meninos crescem sem ter a mínima idéia do que seja um bom pai. (1996, P. 63) A nova geração de meninos está sendo criada com referenciais extremamente fracos, até inexistentes em alguns contextos, do que é ser homem, sua função na sociedade e na família e na igreja.

O Ministério com homens precisa existir com o objetivo de ser um valoroso instrumento nas mãos de Deus a fim de alcançar o homem individualmente e, conseqüentemente, seu lar e família, seu trabalho e o mundo ao seu redor.  Deve encorajar homens a amar o Senhor com toda a sua alma, mente e coração e capacitá-los a serem os líderes espirituais em seus lares. George Barna apresenta uma estatística que mostra a importância do ministério com homens: Quando uma criança assume compromisso com a igreja, 2% da família se envolvem juntamente com ela; assumindo a mulher/mãe leva 17%. Porém, o homem/pai leva 93% da família com ele para a igreja. Isto enfatiza que o grupo de homens é um dos departamentos mais importantes da igreja, pois o homem, na sua condição de cabeça do lar, chefe da família, representa um papel muito importante na igreja.

Ao investir no trabalho com os homens, a igreja estará trabalhando com toda sua família, e a igreja é composta por famílias. Ganhar Homens é ganhar famílias, estruturar homens é estruturar famílias. Os homens são uma grande potencia dentro da Igreja. Quando a igreja ganha à habilidade de alcançar homens e desenvolve-los, ela passa a ganhar uma nova vitalidade como congregação tanto dentro de si mesma como do lado de fora. H. B London Jr (1996, P. 168) afirma: “Quando os homens de uma igreja não assumem a liderança, ela nunca se torna equilibrada. É sempre uma congregação vulnerável, que não exerce influência sensível na comunidade.” 

É muito importante para a igreja,família, sociedade e nação que os homens assumam verdadeiramente seupapel de líder, agindo e desencadeando um processo de desenvolvimento quefortalecerá os diversos segmentos da sociedade. Desenvolvendo o homemserão beneficiados as esposas, os filhos, as empresas, o país e o mundo.

Na Bíblia constatamos que Deus fez o homem para ser o sacerdote do lar e líder da família, da sociedade e do mundo.

 

Na Bíblia, no capítulo sete de Juízes, Gideão tinha trinta e dois mil homens que iriam lutar contra os midianitas. Deus determinou que fosse feita uma seleção entre eles, retirando primeiramente os medrosos e tímidos, houve uma redução de vinte e dois mil homens. Entre os dez mil que ficaram Deus ordenou que fosse feita nova seleção, e então sobraram somente 300 homens, que realmente estavam prontos e dispostos a fazer diferença no Exército de Deus.

    “Agora apregoa aos ouvidos do povo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Fez Gideão descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como se lambe o cão, esse porá à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos e beber. Foi o número dos que lamberam as águas, levando a mão à boca, trezentos homens. Todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. Então disse o Senhor a Gideão: com estes trezentos homens que lamberam as águas eu vos livrarei, e darei os midianitas nas tuas mãos. Que a outra gente se vá cada um para o seu lugar” (Jz 7.3, 5-7).